Construir Pontes, Impulsionar a Investigação: Reflexão sobre a Participação na Conferência Anual da GSA

​​​​​A recente Conferência Anual da Gerontological Society of America, realizada de 8 a 12 de novembro, congregou novas perspetivas para a Gerontologia. O núcleo estudantil da GSA na Universidade de Aveiro salienta com satisfação a sua participação nesta conferência. Sob o lema “Construir Pontes, Impulsionar a Investigação, Empoderar Todas as Idades”, foram apresentados os nossos projetos de investigação individuais, mas também os avanços enquanto primeiro núcleo estudantil internacional da GSA em Portugal. 

Na conferência, evidenciámos o orgulho e a honra de representar a Universidade de Aveiro. Esta experiência permitiu não só partilhar as realizações deste nosso ano inaugural, mas também proporcionou um espaço valioso para conhecer outros núcleos e estabelecer parcerias fundamentais. No âmbito da apresentação dos resultados do núcleo estudantil, foi realçada a já estabelecida e bem-sucedida colaboração/parceria com a Associação Nacional de Gerontólogos (ANG). Esta parceria reflete o nosso compromisso em estabelecer ligações e ampliar o nosso impacto no panorama do envelhecimento.

Este fórum internacional de ideias, que atraiu profissionais e investigadores de mais de 47 países, proporcionou um ambiente oportuno para a partilha de conhecimentos e visões inovadoras no campo de envelhecimento. No decurso da conferência foi possível conhecer alguns projetos, com potencial interesse para serem adaptados e replicados no nosso país, nomeadamente:​

1. Sistemas de saúde adaptados aos idosos: https://www.ihi.org/initiatives/age-friendly-health-systems; na presença de demência https://www.advancedcomfort.org/ 

2. Avaliação de fragilidade: http://www.efrailty.com/index.html 

3. Combate ao idadismo: Ageism First Aid: https://gsaenrich.geron.org/p/ageismfirstaid

Para a nossa equipa executiva, Giuliana Casanova (Presidente), Lígia Passos (Vice-Presidente), Edna Pinto (Secretária) e Dr. Óscar Ribeiro (Orientador) participar foi uma oportunidade muito especial de representar pessoalmente a nossa universidade e o nosso núcleo, na conferência da mais antiga sociedade dedicada à Gerontologia. Destacamos com satisfação a distinção concedida a dois membros da nossa equipa executiva durante a conferência. Giuliana Casanova, foi agraciada com o Prémio de Liderança Estudantil, um reconhecimento ao esforço coletivo que culminou na criação do nosso núcleo estudantil. Lígia Passos, foi distinguida com o Prémio de Viagem James McKenney, numa homenagem ao seu empenho notável na promoção da educação gerontológica.   

Duas doutorandas da Universidade de Aveiro, Taiane Abreu e Rita Bárbara, ambas membros ativas do nosso núcleo estudantil, tiveram a oportunidade de apresentar os seus projetos de investigação através de posters. Além disso, contamos com a presença da Dra. Constança Paul e da Dra. Soraia Teles, em representação da Universidade do Porto. Para a Rita como participante pela primeira vez, “A participação neste evento proporcionou-me uma imersão única no mais alto nível de conhecimento em pesquisas gerontológicas de referência. Além de evidenciar a relevância e necessidade das pesquisas no campo da gerontologia, a conferência fortaleceu meu compromisso com a excelência académica e destacou a importância crescente do perfil gerontológico na comunidade científica.”

Ao refletirmos sobre a conferência, expressamos não só a gratidão pelo conhecimento adquirido, mas também o compromisso de continuar a construir pontes. Pretendemos construir pontes não apenas entre Portugal e os EUA, mas entre estudantes interessados na área do envelhecimento em Portugal e em diferentes partes do mundo, contribuindo de maneira significativa para a sua aprendizagem e para os avanços na investigação. Embora a nossa missão esteja no início, estamos dedicados na construção de um percurso duradouro como núcleo estudantil na UA e numa contribuição positiva no âmbito do envelhecimento. 

GSA - Aveiro

Relacionados

Loading...