ENEGG

ENEGG

2021

Programa

Página

Loading PDF…

Oradores

Licenciado em Psicologia e Doutorado em Ciências Biomédicas pela Universidade do Porto. Psicólogo membro efetivo da OPP. Professor associado de Psicologia, na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Membro integrado do Centro de Investigação em Desenvolvimento Humano. Consultor do Programa de Coesão e Integração Social (área do Envelhecimento) da Fundação Calouste Gulbenkian. Na sua atividade científica e de docência dedica-se às questões do desenvolvimento psicológico e do processo de envelhecimento, sendo autor de livros, capítulos de livros e artigos científicos, publicados em Portugal e no estrangeiro.
Licenciada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Pós-graduada em Prospetiva e Planeamento do Desenvolvimento Regional e Local, pelo Instituto Politécnico do Porto. Desde 2005 Técnica Superior na Câmara Municipal de Arouca, desempenha funções na Divisão de Desenvolvimento Social. Entre diversas funções, é responsável pelo programa Rede Social e Projeto Idade Maior, bem como participa de forma ativa em outras iniciativas multidisciplinares. Tem participado em ações diversas no âmbito da capacitação em empreendedorismo e inovação social, como a ação capacita+ e valor mais sénior, promovida pela FPCEU Porto.
Licenciada em Gerontologia pela Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro. Trabalhou como Gerontóloga numa IPSS com as respostas sociais Centro de Dia e SAD, num Centro Terapêutico e numa Empresa. Atualmente é Gerontóloga no Serviço de Ação Social e Idade Maior do Município de Oliveira do Bairro.
Licenciada em Educação Social Gerontológica pela Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Iniciou a sua prática profissional enquanto Gerontóloga num projeto de intervenção comunitária. Posteriormente, foi responsável pela coordenação das respostas de Centro de Dia e SAD da mesma instituição, bem como da equipa de cuidadoras afetas. Atualmente é coordenadora de um projeto comunitário, da tipologia Contratos Locais de Desenvolvimento Social, com vários eixos de atuação, entre os quais a intervenção com a população sénior.
Licenciado em medicina pela Faculdade de Medina da Universidade de Lisboa. É especialista de Medicina Interna, de Cardiologia e tem a Competência em Geriatria pela Ordem dos Médicos. É Professor Catedrático (convidado) de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Foi o primeiro Chefe de Serviço de Medicina Interna com o Perfil de Geriatria. Fundador e coordenador da Unidade Universitária de Geriatria, diretor da revista “Geriatria” órgão oficial da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia, coordenador de vários estudos. Ganhou vários prémios de investigação e fez várias publicações na área de geriatria.
Gerontóloga da primeira turma de bacharelado em Gerontologia do Brasil e Mestre em Gerontologia pela USP. Possui mais de 10 anos de experiência na área de gestão em saúde, envelhecimento e políticas públicas. Atualmente é Gerontóloga no Hospital do Coração – HCor e docente da Pós-Graduação em Gerontologia.
Licenciada em Gerontologia pelo Instituto Politécnico de Coimbra. Atualmente, exerce a sua atividade como Gerontóloga, em contexto domiciliário e em clínicas, através da Consulta de Gerontologia dirigida a pessoas mais velhas e cuidadores informais . Publica mensalmente artigos de opinião em jornais nacionais. Organizadora e oradora em diversos eventos científicos na área do Envelhecimento e Saúde. Ministra workshop’s e formação na área da Gerontologia e Saúde Mental dirigido a Cuidadores Informais, Cuidadores Formais, Instituições e Empresas que prestam cuidados e serviços a pessoas mais velhas.
Doutorada em Psicogerontologia e Mestre em Desenvolvimento Humano e em Psicogerontologia. Birgit Pianosi é membro do corpo docente no Programa de Gerontologia da Universidade de Laurentian, membro adjunto da Faculdade de Artes Liberais da Universidade de Laurentian, bem como de Estudos de Pós-Graduação na Universidade de York. Gerontóloga profissional credenciada pela National Association for Professional Gerontologists e membro do conselho consultivo da mesma Associação. Recentemente, Birgit criou sua própria empresa de consultoria “Lively-Aging”. Membro do conselho consultivo do Programa ALPHA de Ontario Centers for Learning & Innovation in Long-Term Care, membro do conselho executivo do Laurentian Research Institute for Aging, membro do conselho consultivo de idosos de Greater Sudbury e líder da task-force da "Age-Friendly Community" em Grande Sudbury. Birgit Pianosi é editora da revista "Gerontology" e recebeu a Bolsa de Prova de Conceito do Programa de Pesquisa da Sociedade de Alzheimer.
Licenciada em Educação Social Gerontológica e Mestre em Gerontologia Social pela ESE-IPVC, pós-graduada em Gestão da Qualidade em IPSS’s pelo Instituto Politécnico do Cávado e Ave e Doutorada em Política Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. A frequentar o Pós-doutoramento em Sociologia na Universidade do Minho. Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Coordenadora da Licenciatura de Educação Social Gerontológica na mesma Instituição e investigadora do Centro de Administração e Políticas Públicas do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (Universidade de Lisboa).
Bacharel em Gerontologia pela Universidade de São Paulo, Brasil. Mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e doutor em Neurociências e Cognição pela Universidade Federal do ABC. Docento no curso de Pós-graduação em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília. Diretor de Suporte a Profissão da Associação Brasileira de Gerontologia.
Licenciada em Gerontologia. Diplomada em envelhecimento saudável, acompanhamento tanatológico e assistência tecnológica a baixo custo para pessoas com incapacidade. Estagiária em Espanha e no Peru. Autora de artigos na revista GERONTE. Membro do Conselho Diretivo da União Latinoamericana de Gerontólogos. Gerontóloga na Direção de Bem-estar Social para Pessoas Idosas no Estado do México.
Licenciada em Gerontologia. Trabalhou na área administrativa como diretora de instituições privadas, administrando e gerindo recursos para a prestação de serviços socio-sanitários. Tem experiência em trabalho comunitário e voluntariado em diferentes setores sociais e com diferentes grupos populacionais. Conferencista de temas relacionados com a velhice e envelhecimento. Tem conhecimento em áreas relacionadas com administração, planificação e controle, ferramentas estatísticas e indicadores de gestão. Assessora no Sistema de Gestão da Qualidade para instituições Gerontológicas e de Saúde. Auditora Interna da Qualidade Certificada. Membro da União Latinoamericana de Gerontólogos. Membro da Rede Iberoamericana.
Bacharel em Gerontologia pela Universidade Alas Peruanas. Experiência em projetos de implementação de atividades dedicadas ao idoso e em elaboração de diagnósticos populacionais. Membro da União Latinoamericana de Gerontólogos.
Licenciada em Gerontologia e pós-graduada em Gestão de Serviços de Gerontologia. Coordenadora do curso de formação de Assistentes Gerontológicos e docente de Gerontologia na Universidade Maimonides. Especialista em estratégias não farmacológicas em demencias, com vasta experiência em gestão de casos.