Contributos que a Década do Envelhecimento Saudável para repensar o envelhecimento em Portugal

A Associação Nacional de Gerontólogos assinala o Dia Internacional da Pessoa Idosa, em 2023, com mensagens-chave que constam no Documento Conclusivo do I Congresso Internacional de Gerontologia (I CIG) e VII Encontro Nacional de Estudantes de Gerontologia e Gerontólogos, nos passados dias 23 e 24 de março.

O encontro teve como objetivo promover a discussão e reflexão acerca do envelhecimento saudável e da necessidade de criar condições para que seja possível envelhecer bem, com dignidade e qualidade de vida. Estiveram envolvidos um grande número de estudantes de Gerontologia, Gerontólogos e outros profissionais, municípios, Instituições de Ensino Superior e entidades públicas e privadas, tendo sido promovido um espaço de partilha - formal e informal - da investigação e intervenção em torno dos eixos de atuação da Década do Envelhecimento Saudável. 

Quais são os contributos que a Década do Envelhecimento Saudável 2021-2023 nos oferece para repensar a forma como se envelhece em Portugal? Que mudanças têm que ser iniciadas e alavancavas para construirmos - efetivamente - uma sociedade amiga de todas as idades? São estas perguntas que as mensagens-chave e recomendações do I CIG/VII ENEGG pretendem responder, sendo contributos para repensar as políticas públicas relacionadas com o envelhecimento em Portugal.

O documento conclusivo pode ser consultado aqui: https://static.s123-cdn-static-d.com/uploads/7002168/normal_65210f2ff188c.pdf 


Relacionados

Loading...