Lançamento de livros sobre práticas autárquicas na intervenção desportiva e gerontológica

No passado dia 12 de outubro, a Cidade Social lançou 2 livros sobre práticas autárquicas, no Festival Literário Internacional de Óbidos. Um evento que contou com a presença de 200 representantes dos municípios portugueses e que constituiu uma oportunidade para galardoar os municípios nas diversas áreas de intervenção desportiva e intervenção gerontológica. 

Os livros lançados neste evento intitulam-se “Envelhecimento Ativo e Saudável” - que reflete as práticas ao nível da atividade sénior em mais de 30 municípios - e “Autarquias Solidárias” - que reúne a partilha de diversas práticas de intervenção social de 30 municípios. A Associação Nacional de Gerontólogos (ANG) foi uma das entidades convidadas a escrever sobre a temática, representada pela Gerontóloga e autora Bárbara Cordeiro, que se debruçou sobre a análise do “Cohousing como uma alternativa habitacional para o futuro em Portugal”, destacando o papel do Gerontólogos como gestores e promotores de serviços adaptados à população mais velha, à medida que envelhece na comunidade. Os livros editados contaram ainda com a participação de diversas entidades e autores - Geróntologos nas autarquias- que deram a sua perspectiva sobre o envelhecimento em Portugal. 

A rede de autarquias da Cidade Social é constituída por 167 Municípios Amigos do Desporto e 50 Autarquias Solidárias, na qual a ANG é entidade parceira desde 2017.

Relacionados

Loading...