Dia do Gerontólogo

CENTENAS DE GERONTÓLOGOS E ESTUDANTES ENVIAM CARTA INDIVIDUAL AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Cerca de seis centenas de gerontólogos e estudantes de gerontologia enviaram uma carta individual ao Presidente da República, respondendo ao repto da ANG, para que junto do responsável máximo do país divulgassem a sua experiência, do profissional de futuro, mas também os anseios de quem quer abraçar esta profissão, tendo um horizonte de esperança. Uma iniciativa inédita que pretende assinalar de forma marcante, em tempos de pandemia particularmente perturbadores e desafiantes, o Dia do Gerontólogo em Portugal.

Um movimento iniciado nas últimas semanas e que pretende sensibilizar o órgão máximo do poder político, para a importância do papel do gerontólogo na sociedade contemporânea e também para a necessidade de regulamentar a profissão emergente em Portugal e no mundo. Um mote lançado para dar visibilidade ao papel Gerontólogo, mas interpelando a voz do Presidente da República para que “com a sua, a nossa a voz ecoe mais longe”.

No seguimento das ações promovidas para assinalar o Dia do Gerontólogo, a ANG lança uma rúbrica “Gerontólogos”, na plataforma virtual, para que seja promovido, mensalmente, com a divulgação de vídeos o trabalho desenvolvido por este profissional, os seus contextos de atuação, a sua prática e o meio envolvente.

Nesta linha de atuação, a ANG, em parceria com várias associações internacionais congéneres, nomeadamente, do México, Colômbia, Venezuela, Perú e Brasil, iniciaram ainda a divulgação nas redes sociais de vídeos realizados por cada instituição dos países da América Do Sul referenciados, de modo a dar conhecer a sua realidade e vivência dos profissionais da gerontologia.

Em tempos de pandemia Covid-19, o Dia do Gerontólogo é marcado por uma intensa atividade destes profissionais e estudantes com o grande objetivo de defender e divulgar a profissão de futuro: o gerontólogo. Uma profissão emergente no mundo ocidental que, em Portugal, já regista cerca de 1300 profissionais formados que exigem a sua rápida regulamentação.

Relacionados

Loading...