EAPN promove webinar: “Lar Doce Lar – Envelhecer em casa e na Comunidade”

Lar Doce Lar - Envelhecer em casa e na comunidade” foi tema do webinar realizado pela EAPN - Rede Europeia Anti-pobreza/ Portugal, no passado dia 26 de maio, e que contou com a presença da Filipa Sousa Luz (ANG), Rosa Marina Afonso (Universidade da Beira Interior), Cremilde Rodrigues e Maria Joaquina Madeira (EAPN).

Um encontro virtual, promovido pela EAPN, e onde cerca de uma centena de participantes de vários setores (economia social e autarquias), analisaram diversas questões a partir da temática definida em tempos de Covid-19.

Nesse sentido, salientou-se impacto psicológico da pandemia que se caracteriza como sendo bastante dinâmico, assim como os efeitos na saúde mental, nomeadamente a ansiedade, depressão e o aumento do consumo de psicofármacos. Uma realidade que poderá ser diferencial por grupos. Os intervenientes salientaram, como fundamental, fomentar fatores para aumentar a resiliência das pessoas, de forma a atenuar os impactos negativos decorrentes do confinamento e do isolamento obrigatório.

Abordaram-se ainda questões relacionadas com o conceito de envelhecimento saudável e a agenda da Organização Mundial de Saúde para a próxima década, definindo 2020-2030 como a Década do Envelhecimento Saudável. Sublinhou-se a urgência na implementação de políticas “ageing in place”, criando condições de suporte e oportunidades de saúde para que cada um e cada uma possa envelhecer no seu ‘ambiente de vida’.

Ainda no âmbito da temática do webinar, a ANG alertou para seis eixos ao nível da intervenção: (i) o investimento em respostas sociais atípicas e projetos de inovação social; (ii) desenvolvimento de um Plano para o Envelhecimento Ativo e Saudável em Portugal - em linha das recomendações da OMS para 2020-30; (iii) o investimento na formação em Gerontologia e Geriatria; (iv) elaboração de planos gerontológicos a nível comunitário; (v) o desenvolvimento de programas de educação para a saúde e prevenção da doença; e (vi) a aplicação do modelo de gestão de caso a nível comunitário.

Relacionados

Loading...