Aprender a Morrer: Toda a vida devemos aprender a morrer - Lucius Annaeus Seneca

O instinto de sobrevivência é um fator dominante em todos os seres vivos e desencadeia no ser humano um contrassenso singular, tornando-o por um lado curioso e magnetizado pela morte e, por outro, extremamente preocupado e assustado com esta realidade, recorrendo muitas vezes ao evitamento da mesma.

De fato, é difícil encarar a morte como um acontecimento natural do ciclo de vida porque nos dói encarar a perda das pessoas que amamos e a nossa própria inexistência. A perspetiva de morte levanta questões sobre a natureza e o significado da vida e o evitar deste tema, deste pensamento e até da sua preparação é geralmente uma resposta ao medo que sentimos da separação dos nossos entes, do sofrimento e do incerto que muitas vezes associamos.

A palavra morte é muitas vezes proibida nos serviços cujo principal público alvo é a população idosa por ser considerado que estes se encontram mais próximos do fim, sendo muitas vezes adotados eufemismos para expressar um acontecimento natural e universal. A curto prazo, torna-se mais fácil fingir que a morte não existe e assim, 0 tempo vai passando, as pessoas vão morrendo e vamos continuando sem saber os últimos desejos e sonhos das pessoas que amamos. As declarações de amor e as profundas homenagens vão repetindo-se, vezes de mais, apenas e só quando a pessoa já não está. E apesar da aceitação do fim ser desesperadamente difícil, falar sobre a morte honestamente traz a oportunidade de viver uma vida mais significativa. Aceitar a inevitabilidade da morte torna-se um dos elementos chave para conseguirmos preparar a mesma, não só nas pessoas idosas, mas em todas as fases da vida, podendo constituir uma ferramenta essencial para a promoção da qualidade de vida, nomeadamente em instituições de apoio à pessoa idosa (Powers & Williamson, 1982). Nestas a realidade da morte é, inevitavelmente, enfrentada. O luto pela partida de colegas, amigos, cônjuges, obriga a pessoa idosa a enfrentar a sua própria mortalidade, sendo de extrema importância retirar a este acontecimento a conotação de uma fatalidade, substituindo-a por uma oportunidade para a reflexão acerca do uso do nosso tempo limitado de vida, das razões pelas quais desejamos viver, reajustando o quotidiano para a concretização daquilo que nos faz feliz.

Uma estratégia importante para concretizar este processo consiste em realizar um inventário com os momentos importantes da vida, as maiores alegrias, os maiores arrependimentos, bem como a forma como gostaríamos de ser lembrados. A reflexão do que nos falta fazer, do que gostaríamos de repetir e a definição do que está ao nosso alcance para atingir os objetivos estabelecidos é necessário para que o quotidiano seja redefinido e os recursos sejam investidos no que realmente importa.Para além de ajudar na aceitação da própria morte, esta forma de abordar a morte pode ajudar na aceitação da morte de entes queridos. A não abordagem da morte de entes queridos e/ou a utilização de linguagem ambígua na referência ao tema constitui uma das principais causas de frustração, dificultando o processo de aceitação da morte (Ellershaw & Ward, 2003). De fato, a preparação e abordagem da morte, antes da mesma ocorrer, pode contribuir para que a superação seja feita de forma mais eficaz quando comparado com o apoio no luto após a morte ocorrer (Schulz & Beach, 1999; Jordan & Neimeyer, 2003).

A intervenção antes da morte permite que sejam partilhados e recordados os momentos que tanto significaram na vida de ambos, evitando arrependimentos devastadores como a incerteza da pessoa ter partido sem saber o quanto era amada e querida e a ideia que as últimas vontades da mesma não foram cumpridas.

A preparação para a morte de um ente querido implica a comunicação com os profissionais de saúde e familiares acerca da morte, sendo importante a partilha dos sentimentos relacionados com a mesma. Perante a eminência da morte é necessário a preparação ao nível clínico, psicossocial, espiritual, económico e prático. Assim torna-se essencial discutir e planear alguns aspetos como: o prognóstico e os aspetos clínicos relacionados com a morte; os recursos e os serviços disponíveis para a prestação de cuidados, bem como o desenvolvimento de competências para a prestação dos mesmos; as despesas e custos associados a serviços essenciais, bem como os recursos económicos necessários para garantir o acesso a esses cuidados. Para além disso, é essencial planear o funeral, abordar questões culturais e espirituais relacionados com o fim de vida, bem como a perda do ente querido e o processo de luto (Hebert, Prigerson, Schulz, & Arnold, 2006).

Posto isto, é essencial encorajar a população a falar acerca da morte como um acontecimento natural que é parte integrante do ciclo de vida. Enfrentar a nossa mortalidade e a de quem nos é próximo é angustiante e provavelmente constitui um dos temas de conversa mais difíceis. No entanto, abordar o tema e destituir a morte da sua condição de tabu, pode a longo prazo, trazer benefícios incalculáveis (Smith, 2000).

A morte, apesar de assustadora, continua a ser das únicas certezas da vida e poderá ser, principalmente, por não durar para sempre, por existir um fim, que a vida nos é tão preciosa.

Bibliografia:

Ellershaw, C., & Ward, J. (2003). Care of the dying patient: The last hours or days of life. BMJ , 326, 30-34. 

Hebert, R. S., Prigerson, H. G., Schulz, R., & Arnold, R. M. (2006). Preparing Caregivers for the Death of a Loved One: A Theoretical Framework and Suggestions for Future Research. Journal of Palliative Medicine , 9, 1164-1171. 

Jordan, J., & Neimeyer, R. (2003). Does Grief Counseling Work? Death Studies , 27, 765-786. 

Powers, C. S., & Williamson, J. B. (1982). Humanizing Nursing Home Environments: The Relevance of Hospice Principles. Int J Aging Hum Dev , 15, 263-284. 

Schulz, R., & Beach, S. R. (1999). Caregiving as a risk factor for mortality: the Caregiver Health Effects Study. The Journal of the American Medical Association , 282, 2215-2219. 

Smith, R. (2000). A good death: An important aim for health services and for us all. British Medical Journal , 320, 129-130.



Sobre a autora: 

Sofia Nunes é mestre e licenciada pela Universidade de Aveiro em Gerontologia. Atualmente é doutoranda em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais na Universidade de Aveiro, estudando a forma como as pessoas mais velhas são representadas nos grandes meios de comunicação, especialmente em filmes de animação. Foi Gerontóloga do Centro Comunitário da Gafanha do Carmo, onde era responsável pela dinâmica e comunicação. O seu trabalho tem sido reconhecido nacional e internacionalmente. Atualmente, a Sofia está  a trabalhar como community manager na siosLIFE, onde abraçou o projeto interAGE para promover uma sociedade inclusiva que proporcione uma vida e envelhecimento saudável, ativo e feliz para todas as pessoas, independentemente da idade.

Sofia Nunes

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