ANG presente em VAGOS SOCIAL

No passado domingo, dia 26 de junho, a Associação Nacional de Gerontólogos (ANG) participou na iniciativa VAGOS SOCIAL, um evento organizado pelo CLDS 4g Vagos ConVida e que procurou reunir as instituições do setor social de Vagos e colocar em destaque o envelhecimento e as práticas gerontologias da região. 

A ANG, representada pela Vice-Presidente Mariana Letra e a Gerontóloga Ana Isabel Martins, protagonizaram uma conversa subordinada ao tema "O Futuro do Envelhecimento". Moderada pela jornalista do Eco Vagos, Salomé Filipe, as convidadas foram desafiadas a partilhar a sua experiência e opinião em diversas temáticas sobre o envelhecimento. 

Qual o maior desafio em Portugal para a promoção de envelhecimento saudável? Estão as nossas respostas sociais preparadas para receber as pessoas mais velhas, no futuro? As respostas tipificadas responderão ao seu perfil? Teremos um setor social preparado para assegurar as reformas dos mas velhos e o mercado de trabalho sensibilizado para a manutenção/contratação de pessoas em idade de reforma, se pretenderem estar ativos laboralmente? O envelhecimento passará pela institucionalização, pela manutenção da pessoa na comunidade ou pela adoção de recursos tecnológicos na prestação de cuidados? 

Foram muitas as questões levantadas e refletidas pelas duas técnicas, tendo ficado claro que a promoção de um envelhecimento ativo e saudável passa indubitavelmente pela aposta na prevenção e sensibilização da comunidade e pela oferta de um leque de serviços holísticos que se adequem às diferentes necessidades da pessoa, à medida que envelhece e em consonância com as linhas de investigação nacionais e internacionais. No final do evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer, num ambiente informal, os serviços dirigidos à população mais velha e dinamizados pela Irmandade da Misericórdia de Vagos. 


Relacionados

Loading...